quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O que é ser bom?

Antecipadamente indico a leitura do livro da imagem a esquerda, para melhor entendimento desse assunto.
Hoje me deparei com uma frase bastante interessante para se fazer uma análise filosófica.

Dizia assim: "Se alguém precisa de religião para ser bom, a pessoa não é boa, é um cão adestrado."

E aí, é claro, eu não posso me calar diante de tamanha falta de informação. A pergunta que não quer calar é: O que é ser bom?

Bom ou mau, certo e errado, são coisas que dizem respeito a um padrão. E se não houvesse um padrão, uma lei, que regesse tudo, então não haveria certo ou errado absolutos. Cada pessoa teria o seu próprio conceito de certo e errado, pois os seus padrões não seriam, por exemplo, determinados por um Deus ou uma religião, mas por gostos pessoais. Logo a frase: "Fulano não é uma boa pessoa", ou "Ele é uma pessoa correta" só querem dizer que a pessoa que as diz não gosta de um certo comportamento e gosta do outro. 

Se não há Deus, o sumo bem, e se não há um padrão a ser seguido logo a moral é relativa e se torna uma questão de gosto. Não haveria bem ou mal absolutos. Como também não saberíamos que uma palavra está escrita de forma errada se não houvesse uma regra de escrita. Portanto dizer que há bondade e maldade sem que haja um padrão a ser seguido não faz sentido. Ser bom é ser de acordo com um padrão e ser mau é não seguir esse padrão. Sem Deus e sem religião o que é ser bom? É seguir os meus próprios padrões, o que faz da moral e da bondade algo totalmente relativo. Significando que o bem e o mal não existem de fato e de verdade.

 As pessoas religiosas além de ruins são cães adestrados?

Quem diz não precisar de religião ou de Deus para ser bom está dizendo: “Não preciso seguir as regras de escrita para escrever corretamente, eu farei minhas regras e cada um faça a sua”. Ou seja, “não preciso de padrões além de mim mesmo pra saber o que é bom. Eu digo o que é bom”.

Por que deveríamos acreditar que de nós mesmo temos o poder de criar as regras? 

Se todos pensassem assim como seria o mundo?


Anderson Oliveira da Silva.

2 comentários:

  1. Cai acidentalmente nesse post, ou será que foi deus que quis que eu fizesse isso? Realmente existe uma grande falta de informação que não me deixou calar e essa falta de informação transborda em você. Ser bom ou mal não são padrões e nem conceitos, até uma ameba sabe disso. Conhece a regra de ouro? FAÇA AOS OUTROS O MESMO QUE GOSTARIA QUE FIZESSEM A VOCÊ! Isso já responde todas as suas dúvidas sobre bem e mal e não precisarei me alongar mais. Seu texto apenas corrobora com a máxima que quem precisa de religião para ser bom não é, seu texto apenas reafirma isso, você mesmo diz que precisamos de uma padre, pastor ou sei lá o quê que nos diga o que é bom e mal. Feliz adestramento pra você. Antes que pense que eu sou uma cria do cão, lhe digo que sou pai, trabalho desde os 15 anos, o que tenho foi conseguido com muito suor, nada veio da exploração alheia, sou simplesmente um homem que não precisa de religião pra me adestrar e não sou ateu, creio que exista um ser maior que nos dá força e nos conforta e não que nos pune ou manipula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz seja convosco!

      Fiz uma postagem como resposta ao anônimo, confiram no blog.

      Excluir