terça-feira, 6 de maio de 2014

Crer ou não crer...Eis a questão


“Suas crenças não fazem de você uma pessoa melhor, mas  suas atitudes sim.

Recentemente li essa frase numa rede social. Estava escrita por sobre uma foto na qual uma mulher ajudava um menino pobre e aparentemente faminto. Logo que a vi fiquei por algum tempo pensando e comecei a questionar...

O que determina quais as atitudes me fazem uma pessoa melhor?

Qualquer atitude me faz melhor?

Nossas crenças determinam o valor de nossas atitudes. Se eu acredito que ajudar um faminto lhe dando comida é o melhor; tomar essa atitude, então, me faz uma pessoa melhor. E se eu acreditar que isso é o melhor e mesmo assim não fizer? Para mim estarei fazendo o pior.  Nesse caso minha atitude me fez pior!

Por quê? Por causa das minhas crenças. Elas é que me dizem, na consciência, qual é a atitude melhor; e não minhas atitudes isoladas, visto que não têm valor em si mesmas. Se eu fizer uma coisa que aos meus olhos é errada como ela pode ser boa para mim? Ficarei com um peso na consciência por ter feito o que acreditava ser mau, e de forma alguma serei melhor. Pelo contrário, eu serei pior. Portanto não há como valorar uma ação sem uma crença (mesmo não religiosa) como base, e a frase acima nada mais é do que uma falácia. Não existem atitudes que te fazem melhor se você não as crê que sejam melhores. Se fizermos algo sem que saibamos o valor do que estamos fazendo, como isso pode ter algum valor moral? Quero dizer: Como isso pode ser considerado bondade ou maldade se não há crenças para me guiarem nas atitudes corretas, e me condenarem quando cometo as erradas? Qual seria a diferença entre ambas?

E se a frase fosse: “Somente suas crenças não fazem de você uma pessoa melhor, mas suas atitudes sim”. Ela continuaria com o mesmo problema. Não se pode agir melhor sem o conceito de melhor. E nós acreditamos no conceito, seja por ter sido revelado por Deus, ou seja por outros motivos. É o que nós cremos que nos capacita a discernir entre melhor e pior, certo e errado.

A única maneira de concertar essa frase seria mudando-a para a seguinte forma: “Somente suas crenças do que é bom ou não, não fazem de você uma boa pessoa se você não pratica o que acredita ser bom”. O problema lógico seria resolvido, mas ainda assim essa frase não ia nos dizer nada de interessante, pois afinal existem muitas crenças diferentes a respeito do que é melhor ou pior e a intenção da frase seria apenas incentivar as pessoas a seguirem suas crenças no que é certo não importando quais forem elas. Será que queremos isso mesmo? E os islãs?

Ao que me parece o autor dessa frase tinha outras intenções com ela. Acho que ele quis dizer indiretamente:

“Suas crenças religiosas não fazem de você uma pessoa melhor, mas suas atitudes sim.”

Nesse caso a falta de lógica permanece a mesma da frase original, mas a intenção é dizer que uma religião não serve como base para nossas crenças(aquilo que acreditamos ser certo ou errado), que por sua vez são base para os nossos valores, os quais culminam em nossas atitudes. Isso não passa de uma tentativa de excluir a religião (crenças religiosas em geral) da sociedade. Isso com certeza está fundamentado no ateísmo e na sua fome de acabar com a memória de tudo que se chama Deus(neo-ateísmo). Apesar de não concordar com as religiões, de forma geral, eu tenho uma crença religiosa e esse tipo de pensamento, corrente na atualidade, me afeta, pois é discriminação e das piores. Para que eu acreditasse nessa frase seria necessária demonstração de que o Deus a quem sirvo não existe. Com certeza isso demandaria muito mais esforço em argumentos do que uma frase impondo um conceito arbitrário, como essa. E se digo que seria necessário demonstrar é por que para mim a existência dEle já é claríssima.



Anderson Oliveira da Silva

6 comentários:

  1. O que a frase quis dizer é que atitudes (boas, lógico) estão além das crenças. Há crentes egoístas, egocentristas, mesquinho, terroristas, etc E há descrentes mas são voltados para o social, a dignidade da pessoa humana e até mesmo à felicidade conjugal dos homossexuais, coisa essa que os crentes (principalmente os evangélicos) não aceitam. Por isso a frase está correta: Suas atitudes(no bem) são melhores que suas crenças..

    ResponderExcluir
  2. Na verdade companheiro, sua crença religiosa, é aquilo que sua religião interpreta da bíblia. Portanto há outras interpretações na bíblia que criam diferentes doutrinas religiosas, muito diferente da sua. Portanto o que há de melhor para a humanidade é o Amor Universal, este não é mesquinho, nem egocentrista ou mesmo egoísta. Abraço todas religiões da humanidade e diferentes conceitos de pensamentos voltados para o bem. Isso também é Atitude e não crença! Entendeste?.

    ResponderExcluir
  3. Paz seja convosco!

    Querido anônimo, é um prazer ter sua participação!

    Gostaria de entender melhor o que significa dizer que as atitudes "boas" estão “além” das crenças.

    Se com “além” você quer dizer que as atitudes boas independem de uma crença basilar, então você discorda de mim. No entanto, eu gostaria de saber o que você acha de ser mesquinho, egoísta e terrorista. Se você acha(acredita) que isso é ruim então fazendo tais coisas serás bom? Te farão melhor?

    O que eu disse no meu texto é que a crença pode ser religiosa ou não, mas ela é essencial para distinguir o valor das atitudes que tomamos e para fazermos julgamento de atitudes alheias. Perguntei:

    “Se eu fizer uma coisa que aos meus olhos é errada como ela pode ser boa para mim?”

    E concluí:

    “Portanto não há como valorar uma ação sem uma crença (mesmo não religiosa) como base...”

    “Não existem atitudes que te fazem melhor se você não as crê que sejam melhores.”

    Você acredita que a homossexualidade é normal e boa, não é verdade?

    Pois bem, pelo fato de você acreditar nisso você considera errada a atitude de discrimina-los, não?

    É disso que estou falando! Atitudes são julgadas por aquilo em que acreditamos. E sem crenças(mesmo não religiosas) as atitudes em si não teriam valor. Por isso a frase que encabeça a postagem é uma falácia. Crenças(religiosas ou não) determinam valores, e valores, atitudes. O meu problema final com essa frase é que ela parece tentar excluir as crenças religiosas de cena renegando-as a uma posição de desprezo. Como se delas não fosse possível vir valores verdadeiros. Como se Deus não existisse e, portanto é melhor deixar de falar nEle como base para nossos valores. Mas falei disso como uma possibilidade e no final do texto.

    Ainda cabe lhe dizer que abraçar todas as crenças, no que é para o “bem”, significa que você já tem a definição do que é o bem e só aprova a religião, ou parte dela, que concordar com você. Disso posso concluir que bem é o que cada pessoa define para si? Ou seria melhor haver um legislador superior e universal para nos dizer o que é o bem? Reflita.

    Por fim lhe aconselho a reler o texto e pensar melhor nas minhas considerações.

    ResponderExcluir
  4. Olá me chamo Ana.
    Concordo com o autor. Atitudes somente têm algum valor se acreditarmos que são boas ou ruins. Senão, não têm valor em si.
    E quem pode dizer o que é bom ou ruim? Cada individuo pode dizer ao seu bel-prazer o que é bem ou mal? Retirando a ideia de um Deus criador de todas as coisas( inclusive de uma lei moral), ainda assim existe um padrão moral? E porque devo seguir algum padrão moral se Deus não existir?

    ResponderExcluir
  5. Informar-se constinua a ser a melhor opção.
    http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/a-cren-a-em-deus

    ResponderExcluir
  6. Paz seja convosco!

    Estou informado de suas afirmações e conclusões e ainda assim não vejo razão alguma para mudar de pensamento com relação ao assunto da postagem. Na verdade, o que li em sua postagem eu já havia lido em outros lugares e as coisas que você diz lá não são informação nova para mim. Suas conclusões me sugerem que você está precisando se atualizar e se informar melhor sobre as conclusões diferentes da tua. Notei também que você tem um forte preconceito com pessoas que creem eu algum tipo de Deus. Não acredita na sinceridade de nenhum ser humano que afirme ter tido uma revelação divina. Para você todos inventaram deliberadamente suas crenças. Essa é uma atitude de espírito que argumento algum pode mudar.

    ResponderExcluir