terça-feira, 18 de setembro de 2012

Pergunta Complicada de Responder!














Se Deus sabia que uma determinada pessoa iria ao inferno livremente, Ele é mal por trazê-la a existência?

A meu ver se todos não escolhessem a Ele, sim. Pois se assim fosse Ele estaria demonstrando vontade de ver todas as pessoas sofrendo. Porém se Ele sabe que muitos se salvarão, mesmo que alguns venham a se perder, para Deus vale a pena, sendo que os que vão ao inferno não tem em Deus a causa de irem. Irão livremente. Deus apenas sabe disso.
Para que os demais tenham chance de cumprir os seus propósitos bons, Ele permite que os outros existam. Não é mal porque quer a salvação de todos e é amoroso por deixá-los livres e escolherem. Se forem ao inferno livremente escolhem ir e são condenados justamente, visto serem livres.
Eu estaria justo em criá-los!

Se outros serão salvos demonstra-se que sou amoroso neles.

Se ninguém se salva e eu os crio, então eu quero ver pessoas sofrendo.

Penso assim: A partir do momento que crio um ser livre a responsabilidade pelas suas atitudes sai de minhas costas. Mesmo que eu saiba que esse ser vai me rejeitar e ser condenado, sei também que ele mesmo não me quis e isso não foi minha imposição. Na terra temos liberdade. Alguém poderia argumentar que a imposição de Deus seria trazer essa pessoa a existência independentemente de ela ter escolhido existir. Porém essa objeção é falha porque pressupõe que o correto seria dar uma preexistência ao homem para que assim ele escolhesse o que queria, no entanto essa preexistência já existe. Deus fornece essa escolha ao homem na terra. Não viveremos para sempre nessa dimensão em que vivemos agora. Há na bíblia o ensino de que existe uma vida além dessa, e fica bem claro nas escrituras que a vida que vivemos agora é apenas uma preparação para a vindoura. Na presente vida nós escolhemos o que queremos; viver essa vida com Deus e também a futura ou viver essa vida sem Deus e também a futura.

Penso que se Deus fosse mal Ele poderia ter criado todos já no inferno para sofrerem, não precisaria salvar ninguém e nem desta vida terrena. Para quê deixar alguém ser feliz se sou mal? Ninguém deveria experimentar alegria neste mundo, nem salvação na eternidade, com alegria, gozo e paz ao lado de um ser pleno. Logo, Deus não é mau por permitir a existência de seres que livremente sabia que iriam rejeitá-lo. Ele irá condená-los pelas suas obras na terra. Isso já basta, todos estarão inescusáveis!

Não vejo porque achar que o problema está em Deus. Na verdade os homens tem liberdade para hoje escolherem. Por que não escolhem servir a Deus?

Deus sabe o porquê, e no dia do juízo os homens ouvirão sua acusação e saberão que a culpa foi do próprio homem. Ninguém terá autoridade para dizer que Deus não lhe deu graça suficiente para ser salvo. Só o fato de Deus providenciar um meio de reconciliar consigo todos os homens já mostra que Ele ofereceu chance a todos!

E para concluir eu faço algumas perguntas básicas: Existe o moralmente bom e o correto absolutos, em contrapartida ao mau e ao incorreto absolutos se Deus não existir?

Se existem valores morais absolutos de onde nos vieram?

Por que achar que podemos julgar a Deus baseados em um padrão moral não absoluto?

Faço essas perguntas para demonstrar que o questionamento que me foi feito em si tem algumas falhas nas suas pressuposições e eu apenas tentei responder ao nível de quem tem esse tipo de dúvida. Na verdade entendo que a pergunta é em si mesma faltosa em sentido e lógica.

Deus é amor, justiça e santidade.


Em cristo! 


Anderson Oliveira da Silva 

2 comentários:

  1. Paz do Senhor Anderson!Gostei do seu artigo e do tema que você escolheu. Realmente muitos pensam que Deus é mal por não só trazer a existência pessoas que, mesmo livremente e por sua própria conta, irão para o inferno eterno, como também por permitir que essas pessoas vá sofrer eternamente e por isso muitos pensam erradamente que no final de tudo Deus, pelo seu imenso amor, irá salvar todas as pessoas.
    Quero acrescentar que Deus não seria mal por criar uma humanidade, mesmo sabendo segundo sua presciência, que livremente decidiria rejeitar seu Criador e ir para o inferno. Se todos os homens e mulheres optassem por negar a Deus e não querer estar com ele na eternidade Deus ainda permaneceria justo e não seria moralmente mal por duas razões:
    1- Quando ele criou o homem com livre arbítrio, Deus dotou-lhe com capacidade de decisão e escolha, e só teria sentido se existisse o bem e o mal. Não faria sentido Deus criar o homem livre sendo que somente o inferno lhe estava proposto. Deus criou o homem perfeito e mesmo antes de sua queda Deus já tinha pensado num plano de salvação para o mesmo, e com isso Deus lhe possibilitou uma oportunidade de escolha que decidiria seu futuro(no céu numa vida eterna com Ele, se escolhesse o bem, ou no inferno numa vida de sofrimento eterno,se se apegasse ao mal). Ou seja, Deus realmente seria mal se criasse o homem somente com a possibilidade do inferno. Deus realmente estaria criando o homem para o sofrimento pois não tinha outra escolha, além de não pedir pra ser criado, ainda tinha que enfrentar o inferno para sempre. Mas Deus coloca diante do homem o bem, a alegria de morar com ele no céu, os prazeres eterno de obedecer sua Palavra, escape para o pecado enfim, Deus deu não somente o livre arbítrio ao homem, mas a possibilidade do bem e do céu.
    2-Não é Deus que escolhe os homens ao inferno e sim eles que se obstinam no pecado e tomam a decisão de irem para o tormento eterno. Como você disse no final do primeito parágrafo, Deus apenas sabe que alguns homens se perderão. Os que acreditam na Predestinação falham exatamente por colocar a culpa em Deus, uma vez que é Deus quem escolhe o destino do homem, e restando ao homem somente cumprir àquilo que Deus antecipadamente já havia determinado. Nessa linha de pensamento não faz sentido Deus nem colocar o livre-arbítrio no homem(os que acreditam na predestinação negam o livre-arbítrio) e nem colocar diante dele opções de escolha(céu e inferno). Se Deus trouxesse a existência para em seguida vir a se perder e ir para o inferno então ele seria mal, mesmo que alguns se salvassem. Mas se um ou todos decidirem por conta própria rejeitar o Criador e não se arrependerem e não quererem o perdão e a salvação advinda de Deus então a culpa recai sobre o homem e Deus continua sendo moralmente justo.
    Um abraço e a paz do Senhor!
    Daniel Moreira

    ResponderExcluir
  2. Paz seja convosco!

    Que alegria tê-lo aqui neste espaço!

    Na verdade quando digo que Deus seria mau se todos não se salvassem quero dizer que essa seria um perversão da própria natureza do Deus revelado na bíblia. Como é isso?

    É que Deus em sua natureza amorosa e onisciente não criaria a humanidade se soubesse que todos se perderiam. Ora, se a bíblia diz que Deus nos criou por amor não faz sentido criar a humanidade sabendo que irão todos se perder, ainda que sejam livres. Como poderíamos saber que este Deus realmente é amor se todos o rejeitariam e se perderiam, mesmo livremente?

    Numa situação dessas ninguém, na verdade, teria chegado a relação de amor que o Deus bíblico esperava ao nos criar. E então se mesmo assim Deus criasse, perderíamos o sentido dos seus motivos. Por que ele teria criado?

    Esse tipo de deus não é o bíblico e sendo assim é uma perversão da imagem do Deus verdadeiro, portanto mau. Foi isso que eu quis dizer. Conclusão: O Deus da bíblia não fez isso e nem faria, por isso nós podemos saber que ele é bom e confiar na palavra dEle. O tipo de mundo que temos é exatamente o que esperamos de um Deus verdadeiro e amoroso como o revelado na bíblia.

    Um forte abraço, meu irmão!

    ResponderExcluir