quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Em Defesa da Fé Cristã


O texto que segue logo abaixo é um pequeno trecho do livro que dá nome a postagem. É um texto bastante claro e conciso, que traz luz a uma questão ou afirmação que é sempre repetida pelos críticos ao cristianismo e ao teísmo bíblico.  Esperamos que todos façam boa leitura! 



Confrontando o Dilema de Lênin

Questão: Obviamente, toda a idéia de fé em Deus foi inventada por lideres religiosos a fim de iludir e escravizar seus seguidores. Essa é uma coisa que todas as religiões têm em comum: uma classe de elite formada por clérigos que arrebanham pessoas para acreditarem em algum Deus mítico e depois fingem que são intermediários desse Deus para manter as pessoas sob seu poder­­­

― e cobram muito caro para assim fazer.

Resposta: Essa é a teoria de Lênin. Ele também era materialista. Não existia nada para Lênin, exceto o mundo físico, e a única maneira para conhecer esse mundo era entrar em contato com ele. Lênin assim como Freud, acreditava que o homem era um mecanismo de estímulo-resposta, sem espírito nem alma, apenas um punhado de moléculas de proteínas ligadas por nervos. O comportamento do homem foi aprendido por meio da experiência e, conseqüentemente, poderia ser reprogramado por meio da “modificação comportamental”, uma palavra educada para “lavagem cerebral”, que os comunistas transformam em uma arte primorosa, embora ela só funcionasse por meio da destruição da pessoa.

É claro, não havia espaço para Deus nessa teoria e foi precisamente isso que criou problemas para Lênin quando ele ousou pensar sobre essa concepção. O homem pode apenas conhecer o aquilo que existe no reino físico. Os animais não têm deuses, portanto, por que o homem em seu processo evolucionário desenvolveu tal fantasia?

De acordo com sua teoria, o homem é um mecanismo estimulo-reposta e, portanto, pode apenas conhecer aquilo que o estimula. Quando ele toca algo quente ou frio ele aprende sobre “quente” e “frio”. Quando ele toca ou é atingido por algo duro ele aprende sobre “duro”. Tudo que pode conhecer sobre as coisas é o que já experimentou: o estímulo do mundo físico e sua resposta instintiva que foi herdada através de milhões de anos de evolução e que depois foi modificada e reprogramada de acordo com sua experiência pessoal. Até mesmo a ciência não tem outra fonte de conhecimento.

De acordo com essa teoria o homem não consegue nem mesmo pensar ou fantasiar sobre algo que não existe no mundo físico. É óbvio, que com a ajuda de um pouco de bebida alcoólica ele pode ter visões de elefantes cor-de-rosa, mas a cor-de-rosa existe e os elefantes também. Ele pode sonhar com o “paraíso” ou com o “céu”, mas isso estaria sempre em conformidade com sua experiência: uma “terra boa para caça” para o índio americano ou uma terra de luxo para os faraós, cuja evidencia seriam os arcos e flechas ou as vestes e jóias enterradas com os mortos.

Que "estímulo" causou a resposta "Deus" nas mentes humanas?

A teoria parecia consistente e poderia ser demonstrada aos céticos provocadores por meio da visualização de uma nova cor primária para o arco-íris. Ninguém conseguiu fazer isso. Obviamente, não existe nada exceto o mundo material e ninguém pode conhecer nada que não exista e que não tenha sido experimentado. Havia apenas uma falha: as pessoas tolas tinham uma fantasia em relação a Deus. Qual a origem disso?

Aqueles clérigos desprezíveis devem ter inventado “Deus” e desde que assim o fizeram encheram as mentes das pessoas comuns com essa ilusão a fim de mantê-las aprisionadas. O comunismo as libertaria desse ópio do povo! Tudo bem, mas de onde os clérigos obtiveram essa idéia se ninguém pode pensar em nada que não exista? Qual foi o “estímulo” que causou essa “resposta Deus”? Esse é o ponto essencial. Conforme a teoria de Lênin, Deus tinha de existir ou ninguém seria capaz de sonhar com essa idéia. Não é interessante notar que a bíblia, ao contrário dos filósofos que estão tentando desenvolver provas da existência de Deus há séculos, não perca seu tempo com explicações desse tipo? A bíblia é o único livro em que alguém certamente esperaria ver muitos argumentos completos apresentados em favor da existência de Deus, mas nenhum deles é oferecido!

Certamente, aquele fato diz algo importante sobre a bíblia e sobre Deus: Ele já fez contato com a consciência de cada pessoa. Todos sabem que Deus existe, e isto inclui você. Portanto, a Bíblia nem mesmo argumenta sobre a questão, pois o fato de que toda a humanidade possui esse conceito comprova a existência dEle.  


Texto extraído do livro: Em Defesa da Fé Cristã. 
Autor: Dave Hunt.
Editado pela CPAD, segunda edição 2006.

  

                          Glória ao Rei dos Reis! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário