segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Respostas ao ateísmo-Parte I














Ateus tem tentado provar que Deus é um ser indigno de receber crédito. Porém, fazem isso não só com argumentações científicas, também tentam mostrar que o Deus da Bíblia é incoerente na sua própria palavra. Tentam de toda forma dizer que Deus não é digno de aceitação. Mas não há coração que o Espírito Santo não possa convencer! 
Desejamos que através dessa postagem muitos venham a crer que o Senhor é bom e que a sua misericórdia e benignidade duram para sempre! 

Eis abaixo as perguntas capciosas dos ateus e as respectivas respostas: 

Porque não criar um monte de almas boas e deixar que elas vivam para sempre no paraíso?

Porque o desejo de Deus é que as suas criaturas sejam livres para amá-lo ou desprezá-lo. Algum ateu pode dizer: Mas como pode esse seu Deus querer ser amado espontaneamente colocando nos homens o medo do inferno? Não irão os homens amá-lo por pressão? Nós responderíamos que Deus não criou o inferno para forçar homens a amá-lo e sim para que a sua justiça seja cumprida, pois está escrito que aquele que crer no filho tem a vida eterna, porém aquele que não crê já está condenado(Jo 3. 18), isso não se trata de um meio para forçar ninguém, é apenas o Desejo de Deus que os homens saibam qual será o seu veredito, ou seja, saibam qual é a sentença para quem não cumprir a justiça de Deus. Que justiça? Alguém vai reclamar. A que está demonstrada na cruz do calvário. 

Porque Deus não criou uma máquina de filtrar almas onde Ele mandaria umas para o céu e outras para o inferno?
Porque o desejo de Deus é que as suas criaturas sejam livres para pensarem, agirem e decidirem o que querem fazer, crer nEle ou não. Amá-lo ou não. E para que isso pudesse acontecer de forma justa Deus Quis dar ao homem a oportunidade de ter uma vida na terra plena de paz e alegria em Deus e ainda sim lhe deixar a chance de desobedecer a Ele e ser consciente do que estava fazendo. Para Deus, o Deus da bíblia, é isso que é justiça. Dar a alguém a oportunidade de escolher o que quer ou não fazer e não condená-la ou julgá-la antes que ela saiba o que fez.

Se Deus é amor porque não podemos ficar ante este amor?

Os ateus pensam que por Deus ser amor Ele deveria ser mais acessível aos homens e que todos que quisessem contemplar a sua glória deveriam ser aceitos. Como isso não acontece, eles dizem que Deus não é verdadeiramente amoroso. Logo, tal Deus não existe, pois é em si uma contradição.

Resposta: Deus não é só amor e por isso não se pode chegar a sua presença gloriosa, ainda. Mas quando isto que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, então veremos a sua glória, diz a bíblia (1Co 15. 54-57). Conquanto Deus seja amor, Ele também é justiça e em sua presença desobediência é errado e mau, por isso, essa desobediência deve ser punida com justiça. Portanto, todos nós, diz a palavra de Deus, estamos em pecado (Rm 3. 23), pecamos e até que se cumpra a palavra da promessa não deixaremos de pecar, pois depois que pecamos nos tornamos escravos do pecado, o que nos afasta permanentemente da glória de Deus, porém chegará um dia em que os que creram na salvação, que veio a ser paga pelo preço do sangue de Jesus derramado na cruz, serão transformados. Então, a corrupção do pecado humano será dele tirada e por fim este poderá voltar a contemplar o Altíssimo. Mas isso só pode acontecer se o homem se arrepender dos seus pecados, admitir que é pecador e que a sua justiça não pode alcançar a salvação para si. Somente a fé em Jesus pode tirar o homem da condição de escravo do pecado e de fazê-lo nova criatura diante de Deus. (Jo 3. 16).

Se Deus é bom e satanás é mau como posso julgá-los senão pelas atitudes?

Essa foi uma pergunta que tinha a intenção de mostrar, que Deus mandou matar pessoas injustamente. Logo, não existe tal Deus, pois é uma contradição em si mesmo.

 Resposta: Os ateus tentam julgar por si mesmos a justiça de Deus e fazem isso como se fossem o padrão de justiça a ser seguido, pois pensam poder se igualar a Deus e entender tudo o que ele faz, mesmo que não sejam oniscientes como Ele é, e mesmo que não sejam justos como Ele é. Poderiam eles dizer: como se prova que seu Deus realmente é onisciente e justo? Só porque ele disse em seu livro? E nós cristãos responderíamos que sim. Pois tudo que Ele falou em seu livro vem se cumprindo ao longo da história e a sua prova triunfal de amor e verdadeira justiça está em Jesus. Glória a Deus! Deus ao contrário do que alguns ateus pensam não sacrificou pessoas injustamente e não brinca com bonecos humanos. Veja que Ele é tão coerente que chegou ao ponto de, para cumprir a sua justiça sacrificar-se a si mesmo em uma morte não pouco terrível, mesmo que Jesus fosse inocente. Não parece injusto? Mas não é. É a justiça de Deus que o homem carnal não pode entender de forma plena se admitir a natureza sobrenatural e transcendente de Deus.


Seqüência de perguntas de ateus para tentar enganar um crente despreparado.

Veja o que o crente respondeu: 

Seu Deus criou o inferno?
R: SIM.
Seu Deus criou as regras do universo incluindo os critérios pelos quais as almas são julgadas?
R: SIM.
Qualquer coisa pode acontecer que seja contra a vontade do seu Deus?
R: NÃO.
Conclusão do ateu: Seu Deus é o principal responsável por tudo, incluindo as pessoas que Ele manda pro inferno.

O problema está na ultima resposta.

A resposta correta do ultimo questionamento seria:

R: NÃO para qualquer coisa e SIM para algumas coisas.
Deus pode fazer tudo, mas só faz o que quer.

É da vontade de Deus que o homem não peque e chegue ao conhecimento da graça dEle, mesmo assim o homem peca. Isso não é o desejo de Deus, ainda assim acontece. Seria isso uma contradição? Claro que não. Apesar de Deus ter criado o inferno e as regras pelas quais as almas são julgadas e vão para lá. Ele não obriga ninguém nem a segui-lo nem a não segui-lo. Ele não leva a seu bel prazer homens para o céu e outros para o inferno, os homens decidem crer na palavra de Deus ou não, isso faz parte da soberania de Deus, Ele tem vontade que todos se salvem, porem não obriga os homens a lhe obedecerem, se o homem não obedece, isso é contra a vontade de Deus, porém Deus permite que ele faça isso, também pela sua vontade, de permitir e não de que o homem desobedeça e se perca. Portanto, a conclusão está correta, porém mal entendida já que o ateu pensa que Deus de certa forma obriga os homens a irem pro inferno mesmo que estes não queiram ir para lá. Na verdade Ele deixa a critério do homem aceitar ou não a salvação, não apenas de palavras e sim com suas atitudes, por isso a resposta do ateu está correta, e ele pensa que venceu a discussão, porque ninguém mostrou a ele o verdadeiro sentido da resposta. Realmente Deus é o principal responsável pelas pessoas que vão para o inferno, afinal Ele é que é o juiz, porém Ele não faz com que os homens vão para lá independentemente do desejo deles de ir ou não. Está escrito que: “quem crer será salvo; mas quem não crer já está condenado” (Jo 3. 18). Esta é a sentença e ela é conhecida dos homens para que fiquem inescusáveis.  Os que não ouviram esta mensagem estarão a cargo de Deus, o Justo juiz. Portanto, Deus nos ama e nos quer ao seu lado mesmo assim não nos obriga, pois isso feriria o seu sublime amor.
(Jo 3. 16)
                                     Glória a JESUS!

Anderson Oliveira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário