sábado, 14 de janeiro de 2012

De Quem é a resposta para a questão da existência de Deus?
















Questão difícil, mas não impossível de responder. Primeiramente vamos olhar para quem está interessado na resposta. Depois, vejamos as implicações das diferentes repostas para cada grupo interessado.

Quem está interessado nessa resposta?

Basicamente são dois os grupos interessados. De um lado os cientistas de todos os ramos da ciência, desde a matemática à filosofia, de outro os religiosos de todas as classes de religião. Sabemos também, e é importante salientar, que dentro de cada um  desses dois grupos já existe uma discussão e não são todos unânimes nas suas conclusões. Tentaremos discorrer sobre isso com cuidado e observando ao máximo todos os grupos, ainda que de forma mais superficial. Tencionamos atingir da forma mais completa possível todos os interessados.

Bem, existem vários ramos da ciência, mas todos atualmente têm algo em comum. A ciência é algo experimental. Para que algum conhecimento seja dito científico deve ser passivo de experimentação. Os métodos de cada aérea do conhecimento são diferentes, mas uma coisa é certa, só é classificado como ciência aquilo que é passivo de testes e de ser reproduzido em laboratório. Isso não significa que para se conhecer os efeitos da gravidade eu precise tomar toda a terra e testar a gravidade dela dentro de um laboratório, muitos não fazem esta distinção em suas argumentações. O que estamos dizendo é que o teste em laboratório pode ser realizado também a pequenas dimensões do fenômeno sujeito ao experimento, e ainda ser tido como experimental ou científico. Os ateus dizem-se estarem enquadrados nesse grupo.

Do lado das religiões temos vários grupos. Avaliaremos os dois grandes grupos: Teísmo e panteísmo. Os teístas são aqueles que acreditam em um Deus transcendente e pessoal que criou e governa todo o universo, mas não é o universo. Nesse grupo estão: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo. Os panteístas são aqueles que acreditam na natureza e no universo, incluindo o homem, como sendo Deus. (tudo é Deus).

Então vem a pergunta: Quais os meios usados por esses grupos para defender e responder sobre a questão da existência de Deus?

Para os religiosos teístas (nosso caso), Deus não pode ser experimentado pelo mesmo método que os cientistas usam. Para se experimentar a Deus é necessário obedecer a sua palavra, os cristãos tem como palavra de Deus a Bíblia (nosso caso). Mas a comunidade científica não aceita esse tipo de experimento, no qual primeiramente se confia em alguém para depois obter o resultado. Os cientistas de forma geral são arrogantes e prepotentes e pensam que podem explicar tudo por meio da razão. Eis um problema moral antes de ser intelectual. Apenas algumas coisas podem ser contempladas pelo método científico outras devem ser deixadas para a fé. Esta parte o cientista também usa, mas na direção errada. Ao invés de concluir Deus ele conclui o acaso.

Exemplificando melhor, vejamos como seria o método de experiência do cristão. Primeiramente ele lê a sua Bíblia e ela diz: “Honra a teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra” (Ex 20. 12), então o crente, para ver se Deus é mesmo Deus experimenta obedecer o mandamento e testar se Deus vai ou não multiplicar os seu dias na face da terra. A bíblia não está interessada em provar que Deus existe por meio da ciência pura e sem a fé. Para nós que cremos no Deus Bíblico, não se pode explicar Ele pela nossa mente limitada. Para isso é preciso reconhecer que somos limitados. Muitos pela sua arrogância não se sujeitam a Deus, para não ter que reconhecer que são falíveis e passivos de erro. Reconhecer um erro é particularmente humilhante e a comunidade científica não quer admiti-lo. Teorias e mais teorias sem comprovação experimental são reconhecidas como científicas e como verdades incontestes. Mas, quando se trata de reconhecer que o universo em toda sua complexidade só pode ter uma mente criadora e um propósito, dizem não poder comprovar isso.

Obedeçam a palavra de Deus e façam o teste para ver se Ele não é mais verdadeiro que muitos enunciados ditos científicos. Os cientistas ao longo da história têm feito muitas afirmações erradas e depois que se descobre um novo fenômeno, verificam que eram falsas. Nem por isso a ciência caiu em descrédito. Continuamos a acreditar, muitas vezes, mais na afirmação de um cientista do que na palavra de Deus. Quem deu esse estatus de infalibilidade aos cientistas?

Embora tenhamos visto muitas afirmações científicas caírem em descrédito com o passar dos anos, nunca veremos a palavra de Deus falhar. Quer saber se Deus existe? Pois o experimente através da obediência a sua palavra. Esse experimento nunca falha!
 
Porque não obedecer a Bíblia? Qual o problema?  Intelectual ou volitivo e moral?

Veremos isso em outras postagens...


                    Anderson Oliveira da Silva                  

2 comentários:

  1. A paz do Senhor irmão Anderson.
    Suas palavras são muito sábias e verdadeiras, espero que elas possam atingir os corações das pessoas que ainda não creem no Deus Todo Poderoso,o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
    Que Deus continue lhe abençoando e lhe concedendo sabedoria, para que continue sendo uma benção na propagação do evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    ANA CAROLINE!

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor, amada irmã!
    Sou grato a Deus pelas sua palavras de incentivo e por saber que existem muitos que ainda creem nesse Deus!

    ResponderExcluir